top of page

 

OGUM

É o Orixá da guerra, da luta, seu símbolo é a espada. Ogum é o senhor das armas, do ferro, do aço e de outros metais fortes.

Ogum traduzido para o português significa luta, briga e batalha. Ogum é a força incontrolável, é o confronto, a vitória que corre nas veias.

Ogum é a Lei, representa o caminho reto, perante a lei não existe “mais ou menos”, não se pode ser “mais ou menos justo”. Ele é a certeza, a decisão, a convicção, o fato consumado.

Ogum também é o Senhor dos caminhos, o afastamento da desordem e do caos.

O primeiro ensinamento de Pai Ogum é vencer a batalha da desordem interna para que, uma vez alcançado a plenitude do ser, possamos atrair situações e relacionamentos ordenados, livres da desordem que nasce da desobediência à Lei e à Justiça Divina.

A principal insígnia de Ogum é a espada, que Ele empunha com ar marcial quando, manifestado, dança na Umbanda. Nesta dança, ao deparar com outro Orixá que também esteja empunhando uma espada, Ogum trança armas com ele e as lâminas se entrechocam, ritmadas (que está relacionado com o que é conhecido como pírrica, ou seja, a dança militar na qual seus executantes apresentam-se armados).

 

Suas legiões:

 

  • Ogum Beira Mar (atua sob a energia da areia do mar),

  • Ogum Sete Ondas (energia das ondas),

  • Ogum Rompe-Mata (atua sob a energia das matas)

  • Ogum das Pedreiras (energia das pedreiras)

  • Ogum Megê (atua sob a energia do cemitério, cerca e diretamente com as almas, )

  • Ogum Naruê (também na energia do cemitério, mas no desmanche de magias negras, exercendo domínio sobre as almas quimbandeiras.)

  • Ogum Matinata (atua sob a energia dos campos abertos e colinas)

  • Ogum Iara (energia dos rios, lagos e cachoeiras)

  • Ogum Delê (traz consigo a vibração pura de Ogum e trabalha em todos os pontos de força. É a própria lei regendo reajustes cármicos.)

CARACTERÍSTICAS

O primeiro elemento de atuação de Ogum é o Ar e o segundo elemento é o Fogo. 

Na Linha pura da Lei Ogum faz par com Yansã, ambos atuando pelo elemento Ar.   

Ele também faz par com Egunitá, a Mãe do Fogo e da Justiça. 

Nos elementos, Ogum é o ar que refresca e a brisa que acalenta. 

Na Lei, Ogum é o princípio ordenador inquebrantável. 

Na Criação Divina, Ogum é a defesa de tudo o que foi criado, é a defesa da vida. 

Seu Fator Ordenador ajuda a vencer as trevas e bloqueios interiores e  protege dos obstáculos externos.

Ogum é a Lei, é a via reta. É associado a Marte e ao número 7.

Na Bahia, Ogum é sincretizado com São Jorge e Santo Antônio.

HISTÓRIA

Ogum é filho de Odudua com Yemanjá e irmão de Exu e Oxóssi.

Ogum era um caçador calmo e tranquilo. Sempre foi bom filho, bom irmão além de ser atencioso e trabalhador. Era ele que cuidava da casa e da família, gostava de viajar pelo mundo e como irmão era responsável por cuidar da caça e dos consertos. Ogum guardava um grande desejo dentro de seu coração, ele queria “ganhar o mundo”.

Num belo dia, ao voltar de uma caçada, viu sua família ameaçada por guerreiros de terras distantes. Ao ver a casa em chamas e seus entes queridos clamando por socorro, Ogum tomou-se de uma ira incontrolável e, sozinho, derrotou os agressores, não deixando um só homem de pé.

Daí em diante, Ogum passou seus conhecimentos para o irmão, iniciou Oxóssi nas artes da caça, mostrou-lhe os caminhos, as trilhas e os segredos da floresta e lhe disse: - “Sempre que estiveres em perigo, pense em mim. Não importa onde eu estiver, voltarei para defendê-lo”. Em seguida, aproximou-se de sua mãe, Yemanjá, e se despediu: - “Mãe, eu preciso ir. Preciso vencer e conquistar. Está no meu sangue, essa é a minha vontade”. Ogum partiu e se tornou o maior guerreiro do mundo. Mesmo sem exército, vencia os inimigos, conquistando tudo o que queria.

Ogum  se tornou a vitória, a força da conquista. Tornou-se Rei de Ifé, quando Odudua (fundador de Ifé) ficou cego. Brigou com reinos vizinhos a Ifé, aumentando cada vez mais o seu reinado. Dominou as cidades de Ará e de Irê, passando a usar o título de Onirê (Rei de Irê). 

Ogum é uma das Divindades yorubanas mais conhecidas, cultuadas e temidas. Às vezes, é até mais temido do que Exu, sobre o qual tem total domínio. Sem a permissão e a proteção de Ogum, nenhuma atividade seria proveitosa. 

Esse orixá de temperamento explosivo e de coração quente é à força da natureza, talvez, mais temida e respeitada.

bottom of page